A prefeitura de Praga anunciou o escritório BIG como vencedor do concurso internacional para projetar a Sala Filarmônica Vltava. O projeto vencedor foi desenhado pelo estúdio dinamarquês Bjarke Ingels Group – BIG. A nova sala de concertos visa tornar-se um ponto focal para a cidade e reforçar a reputação de Praga como capital cultural europeia. O volume proposto para a nova sala filarmônica apresenta uma imagem reconhecível e, ao mesmo tempo, bem integrada na complexa topografia da margem do rio Vltava. Os visitantes são convidados a seguir a série sinuosa de praças conectadas por telhados inclinados que os levam da margem do rio ao terraço, proporcionando vistas do centro histórico da cidade de Praga. O escritório de arquitetura espanhol Barozzi Veiga colaborou com o escritório local Atelier M1 e conquistou o segundo lugar. Bevk Perović Arhitekti e Petr Hájek Architekti conquistaram o terceiro e quarto lugar, respectivamente, enquanto a proposta de Snøhetta foi a quinta.
A forma alternada dos telhados, com seus cantos rebaixados ou levantados para criar conexões, e a distribuição das colunatas que os sustentam criam um ritmo que evoca o som afinado das orquestras, segundo o arquiteto e sócio responsável Bjarke Ingels. As partes inferiores dessas estruturas são cobertas com madeira da Floresta da Boêmia, permeando do exterior para o interior e criando espaços mais informais para reuniões ou performances artísticas.
A proposta vencedora prevê a construção de três salas: a Sala Vltava, principal sala de concertos, e as salas mais versáteis Praga e Holešovice. Dispostos como pétalas de uma pinha viradas do avesso, os assentos do Prague Hall visam otimizar a vista de todos os membros da plateia. Além disso, o interior aconchegante de madeira dá a sensação de intimidade e tem a vantagem de equilibrar a acústica.
A Sala Filarmônica Vltava será o lar de duas orquestras: a Orquestra Sinfônica de Praga FOK e a Filarmônica Tcheca. Os espaços são projetados para se adaptar a uma ampla gama de eventos, desde a ousadia de shows dos estilos musicais contemporâneos até apresentações de teatro e exposições digitais. O edifício também foi projetado para maximizar seu potencial para usos externos e expandir os programas educacionais das orquestras para um público maior.
Pessoalmente, este projeto pode ser um dos mais importantes para mim como arquiteto e como dinamarquês. O arquiteto Jørn Utzon é um herói nacional na Dinamarca, menos pelo trabalho que realizou em casa, mas mais por seu trabalho na Sydney Opera House, do outro lado do planeta. Ele mostrou ao mundo como a arquitetura moderna pode incorporar formas e reanimar tradições que há muito foram substituídas pelo estilo internacional das caixas modernas. E ao fazê-lo, ele capturou a identidade de um continente e a imaginação do mundo. Para Praga, tentamos imaginar um edifício inspirado na viagem do rio homônimo e moldado pela complexidade tridimensional de seu próprio local urbano. – Bjarke Ingels, Fundador e Sócio do BIG.
O concurso internacional de arquitetura para o projeto do Vltava Philharmonic Hall foi anunciado pela Prefeitura de Praga e o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento de Praga (IPR Praga). Um total de 115 equipes de 25 países se inscreveram no concurso, e cinco renomados estúdios de arquitetura também foram convidados a participar antecipadamente. O júri selecionou 19 finalistas e concedeu cinco prêmios.
As propostas selecionadas demonstram o potencial deste local, que se tornará o ponto central do novo bairro Bubny-Zátory. Os segundos colocados, Barozzi Veiga e Atelier M1 propõem um volume mais compacto, ainda que escultural. Ao mesmo tempo, Bevk Perović Arhitekti, premiado com o terceiro lugar, disfarça a aparência do edifício através da sobreposição de paredes de cortina de vidro. Os participantes convidados CHYBIK + KRISTOF (CHK) e Mecanoo's envolvem o edifício em faixas que separam as salas de concerto e formam um anfiteatro ao ar livre.
A lista completa dos finalistas:
- ALA + OV-A
- MVRDV
- OFFICE KGDVS + Christ & Gantenbein
- Mecanoo + CHYBIK+KRISTOF
- Barozzi Veiga + Atelier M1 (2nd place)
- Sou Fujimoto Architects
- Cobe + Lundgaard & Tranberg Architects
- ŠÉPKA ARCHITEKTI
- Bjarke Ingels Group (1° Lugar)
- Henning Larsen Architects
- Carrilho da Graça Arquitectos
- JAJA Architects
- Bevk Perović Arhitekti (3° Lugar)
- Petr Hájek Architekti (4° Lugar)
- Diller Scofidio + Renfro
- Snøhetta (5° Lugar)
- Ateliers Jean Nouvel
- David Chipperfield Architects + Jakub Cigler architekti
- SANAA